Pedro Palocci, sócio de hospitais, diz que menção de Álvaro Dias é ‘irresponsável’
RIBEIRÃO PRETO – O médico Pedro Antonio Palocci qualificou de “irresponsável” a menção do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) aos negócios de sua família em Ribeirão Preto, durante o depoimento de Rogério Buratti na CPI dos Bingos. “Estou respondendo o seu e-mail para o restabelecimento da verdade, maculada por uma citação irresponsável de um senador da República, baseado em e-mail sem identificação de origem”, escreveu Pedro Palocci ao Estado.
No depoimento, Dias perguntou o que o ex-assessor do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão sabia sobre a suposta participação de seu irmão em hospitais da cidade. A pergunta ficou no ar. Mas documentos da Junta Comercial, obtidos pelo Estado, mostram que Pedro Palocci tem participação expressiva nos negócios na área de saúde de Ribeirão. Pedro Palocci é presidente do Hospital São Lucas S/A, um dos mais sofisticados da região. É sócio, também, da São Lucas Ribeirão Preto Empreendimentos, Participações e Serviços Ltda.
“O Hospital São Lucas é uma sociedade anônima composta de mais de 2 mil acionistas e cujo controle acionário foi adquirido em 1998, muito antes de o ministro Antonio Palocci tomar posse, por um grupo de 80 médicos (entre os quais eu me incluo) que constituíram uma holding que detém as ações do hospital e das empresas Multilav e desde então exerço o cargo de presidente”, explicou Pedro Palocci.
“O Hospital São Lucas é um hospital particular de referência na cidade de Ribeirão Preto e região e não possui qualquer empréstimo, financiamento ou recursos oriundos do BNDES ou qualquer outro agente financeiro oficial”, afirma Pedro Palocci no e-mail, rebatendo uma insinuação do senador. “Não possui também dívidas e tem os seus balanços nos últimos 5 anos auditados pela PWC e Trevisan.”
Respondendo a perguntas do Estado sobre sua participação noutras empresas, o médico informou que detém 99% no Centro de Vacinação Integrada de Ribeirão Preto (Cevirp); 50% no São Lucas Riberânia Diagnósticos Ltda.; e outros 50% no Alô Doutor São Paulo Tecnologia em Serviços de Saúde Ltda. Ele confirmou que é sócio também no SLR-PM Serviços Médicos e Hospitalares Ltda. e na Multi Lav Lavanderia Ltda.
“São sociedades coligadas”, disse. “O ministro Antonio Palocci e nenhum outro membro da minha família têm participação nos negócios de que participo.”
Na lavanderia, Pedro Palocci é sócio do também médico Roberto Marziale. Ambos estão juntos também na Associação Médica de Assistência à Saúde (Amas). Trata-se de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), registrada em julho do ano passado no Ministério da Justiça.
Empresas que firmam contratos com Oscips ou lhes fazem doações podem descontar o montante pago no imposto de renda. Essas entidades também podem qualificar-se para firmar convênios com órgãos públicos, administrar hospitais etc. Pauta de reunião do dia 4 deste mês no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), disponível na internet, sugere que a Amas realizou trâmites para se qualificar para convênios nessa área.