Rebeldes controlam complexo petrolífero

Mas forças de Kadafi se apoderam de área residencial de Ras Lanuf e lançam ataques

BENGHAZI – As forças leais ao ditador Muamar Kadafi consolidaram ontem o controle sobre a zona residencial do complexo petroquímico de Ras Lanuf, cerca de 700 km a leste de Trípoli. Mas a refinaria e demais instalações continuaram nas mãos dos combatentes rebeldes. Ras Lanuf, 380 km a oeste de Benghazi, a principal cidade controlada pelos rebeldes, tornou-se a linha divisória do conflito há uma semana, quando os rebeldes expulsaram as forças do governo da refinaria.

Mais uma vez reservatórios de petróleo explodiram, segundo os rebeldes atingidos por foguetes disparados pelas kataeb, as brigadas leais a Kadafi, mas elas negaram que os tivessem bombardeado. Depois de abandonar a zona residencial, que se tornou uma cidade fantasma no início da semana, quando quase todos os seus 10 mil moradores foram embora, os combatentes rebeldes se reagruparam em torno das instalações industriais, e garantiram que não deixariam as kataeb retomá-las.

As forças do governo atacaram a área com tanques, foguetes e barcos. Mais uma vez a estrada que liga Benghazi a Ras Lanuf teve intenso movimento de caminhonetes levando peças de artilharia montadas sobre as carrocerias e voluntários com fuzis Kalashnikov dispostos a lutar para impedir a contra-ofensiva das forças do governo rumo a leste. Os combatentes aumentaram o controle da identificação nas suas barreiras na estrada, afirmando que havia agentes do governo infiltrados entre eles.

Em Benghazi, a segunda maior cidade do país, com 1 milhão de habitantes, situada 1.050 km a leste de Trípoli, balas tracejantes e artilharia antiaérea foram disparadas ontem à noite. O repórter do Estado ouviu depois um estrondo, aparentemente um míssil disparado por um avião.

As forças do governo consolidaram ontem também o controle sobre Zawiyah, 50 km a oeste de Trípoli, que havia sido tomada pelos rebeldes no início da guerra civil. A única cidade dominada pelos rebeldes na região oeste agora é Misrata, a terceira maior do país, 200 km a leste da capital. A cidade permanecia calma ontem, mas os rebeldes temiam um ataque em breve do governo.

Em meio à evidente vantagem das forças do governo na guerra civil neste momento, a oposição reagiu de forma indignada à afirmação do diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, que previu na quinta-feira que “no longo prazo o regime (de Kadafi) prevalecerá”. “Ele não deve ter estudado história”, disse Mustafa Gheriani, porta-voz da oposição. “A história mostra que o povo sempre vence, não os tiranos com suas máquinas (de guerra).”

Publicado no Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*