Representante do PT prefere não comentar
ANTÍGUA – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) enviaram uma carta ao 11.º Encontro do Fórum de São Paulo, festejando a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. “Manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao Brasil, cujo povo elegeu Luiz Inácio Lula da Silva seu presidente”, diz a carta, lida ontem à noite durante a plenária de encerramento do Fórum. “Não tenho por que comentar a carta”, disse ao Estado o representante do PT no Fórum, deputado Paulo Delgado (MG). “Qualquer organização pode enviar uma mensagem saudando o encontro.”
Na mesma frase em que se refere ao Brasil, as Farc manifestam sua “irrestrita solidariedade” também “à Cuba socialista, à Venezuela bolivariana e ao Equador”, pela eleição do coronel da reserva Lucío Gutierrez. “As circunstâncias do conflito na Colômbia impedem nossa presença física, mas acompanhamos o encontro com o coração”, diz a carta, aplaudida pela maioria dos participantes da plenária.
As Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN), outro grupo guerrilheiro colombiano, são membros do Fórum de São Paulo. Mas sua participação só é aceita indiretamente, por meio de uma “delegação unitária” da Colômbia, composta por militantes de três organizações legais: o M-19, o Partido Comunista Colombiano e o grupo Presentes pelo Socialismo.