Regras foram feitas para atender a Mitterrand

O primeiro debate na TV entre candidatos a presidente na França foi travado entre o gaullista Valéry Giscard D’Estaing e o socialista François Mitterrand, em 1974

PARIS – Pelo menos até ontem, para os especialistas, foi o único que definiu o resultado das eleições. A grande frase do debate foi de D’Estaing: “O senhor não tem o monopólio do coração.” O ex-presidente reconheceu ontem: “Acho que ganhei a eleição naquele debate.”

As 22 regras do debate de ontem – como a proibição de tomadas de frente de um candidato enquanto o outro fala – foram estabelecidas no segundo duelo entre os dois, em 1981. Por insistência dos socialistas, repetiram-se no debate entre Mitterrand e Jacques Chirac, em 1988. Os assessores de Mitterrand não o consideravam nada expressivo, e tinham medo de as câmeras mostrarem expressões desairosas dos adversários enquanto o socialista falasse, recorda o jornal Le Monde. Mitterrand venceu em 81 e 88.

O publicitário Jean-Michel Goudard, que assessora Nicolas Sarkozy, gostaria de ter mudado as regras, imaginando seu sorriso irônico enquanto Ségolène Royal falasse, diz ‘Le Monde’. Mas não insistiu.

Publicado em O Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*