O empreiteiro Tarek Busheiba, de 35 anos, estava num grupo de 18 homens, que se dividiram em três.
AJDABIYA, Líbia – Sua missão – auto-conferida – era tomar um caminhão usado como plataforma de lançamento de uma bateria de foguetes antiaéreos. Com o caminhão estacionado numa colina em Bin Jawad, os foguetes eram disparados contra os combatentes que passavam embaixo.
Busheiba e seus colegas vinham armados com fuzis Kalashnikov e foguetes de porte manual (RPGs), recolhidos na Base de Al-Rajma, do Exército, 30 km a leste de Benghazi. Um dos helicópteros do tipo Apache usados pelas forças leais ao governo começou a voar em círculos sobre deles. Um companheiro de Busheiba disparou um RPG, mas o helicóptero se esquivou. Busheiba disparou o seu em seguida, e o helicóptero não teve tempo de desviar, caindo a 50 metros do grupo.
Os combatentes seguiram em direção ao caminhão lança-foguetes. Franco-atiradores muito próximos deles abriram fogo. O empreiteiro foi atingido por um tiro de fuzil no antebraço direito, socorrido e levado para o hospital de Ajdabiya. Outro helicóptero também foi derrubado ontem pelos rebeldes, além de um no sábado e outro na sexta-feira – quatro no total. Eles afirmam ainda ter derrubado dois aviões Sukhoi com a artilharia antiaérea – um ontem e outro no sábado.
Publicado no Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.