Governo tenta retomar cidades da oposição

Combatentes afirmam que permitiram de propósito a entrada das forças leais a Kadafi em Misrata

RAS LANUF, Líbia – A cidade de Misrata, 200 km a leste de Trípoli, também foi cenário de intenso combate ontem, segundo relatos de moradores ouvidos pelas agências de notícias. Um médico disse à Associated Press que 20 pessoas morreram e 100 ficaram feridas nos confrontos. Segundo os moradores, as forças leais ao ditador Muamar Kadafi atacaram Misrata – controlada pelos rebeldes há mais de uma semana – com tanques e morteiros. Acabaram expulsas pelos rebeldes depois de 5 horas de combate.

De acordo com o combatente Abdel Fatah al-Misrati, os rebeldes permitiram de propósito a entrada na cidade pelos soldados do governo; em seguida os cercaram e os atacaram com artilharia antiaérea e morteiros. “Nosso moral está alto”, disse Al-Misrati. “O regime está tentando desesperadamente sobreviver e esmagar a oposição. Mas os rebeldes estão controlando a cidade.”

A capital, Trípoli, amanheceu ontem com um barulho intenso de tiroteio, que durou três horas. A televisão estatal mostrou imagens de moradores dando tiros para o alto, celebrando a suposta retomada de Ras Lanuf e de Tobruk – que não aconteceu. Moradores e jornalistas que estão na cidade, com seus movimentos restritos pelas forças de segurança, disseram que o som dos disparos era continuado e intenso – diferentemente dos disparos para o alto típicos das celebrações.

Em Zawiyah, outra cidade intensamente disputada nos últimos dias, 50 km a oeste de Trípoli, a situação era calma ontem, disseram moradores ouvidos pelo Estado. Segundo eles, os rebeldes mantinham ontem à noite o controle sobre a cidade, depois de várias horas de combate.

As forças leais a Kadafi invadiram ontem Zawiyah com 26 tanques, peças de artilharia antiaérea e morteiros, e dispararam contra casas, destruindo-as. Mas os milhares de rebeldes reunidos na cidade conseguiram derrotá-los, e tomar tanques, armas, munição e caminhonetes, segundo relatos dos moradores à Associated Press. Eles disseram que as forças pró-Kadafi recuaram para a periferia da cidade e se preparavam para uma nova ofensiva.

Publicado no Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*