Formação de governo no Iraque agrada Irã

A recomposição do governo iraquiano satisfez o Irã. É o que se depreende de declarações das autoridades nos últimos dias em Teerã.

TEERÃ – “A nomeação do presidente, do primeiro-ministro e do presidente do Parlamento é um passo muito importante”, disse ontem o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, durante uma conferência sobre o Iraque no Centro de Pesquisas Estratégicas.

“Congratulações ao Iraque, cujo povo demonstrou amadurecimento político, com a criação de uma democracia moderna.” Assim como no Irã, os xiitas também são maioria no Iraque, mas eram historicamente governados pelos sunitas.

Na véspera, o porta-voz de Mottaki, em entrevista coletiva, já tinha parabenizado o Iraque pela recondução do presidente Jalal Talabani, de etnia curda, ao cargo. O primeiro-ministro é xiita e o presidente do Parlamento, sunita. Depois de sua nomeação, Talabani anunciou que haveria negociações em Bagdá entre os Estados Unidos e o Irã. Se concretizadas, seriam as primeiras conversações diretas entre os dois países desde o seqüestro de 63 funcionários da embaixada americana em Teerã, em 1979.

Indagado sobre o assunto ontem, o presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou: “De acordo com a Carta das Nações Unidas, as potências ocupantes deveriam cuidar da segurança da população. Como não estão fazendo isso, os iraquianos nos pediram ajuda para resolver seus problemas de segurança.” A iniciativa foi do líder do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque, aiatoleslam Abd al-Aziz al-Hakimi – vinculado ao Irã, onde se exilaram os principais dirigentes xiitas perseguidos pelo regime de Saddam Hussein.

Dois vice-chanceleres iranianos devem reunir-se dentro de alguns dias em Bagdá com o embaixador americano, Zalmay Khalilzad, e outros enviados dos EUA. Ninguém acredita que a reunião se limitará ao tema agendado. Tudo indica que nela serão trocados os primeiros sinais sobre até onde cada lado está disposto a ir nessa crise nuclear.

Publicado em O Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*